| Home PUC Goiás | Todas as Notícias | Edições Anteriores | Fotografias | Folha PUC |  Artigos |

> Vestibular e Transferências

> Mestrados e Doutorados
> Especialização

> Católica Idiomas

> Cursos de Extensão

> Ensino à Distância

> Paróquia Universitária

 

 

 

 


Universidade

Tem início primeiro Congresso
de Direito da PUC Goiás


Evento movimenta o Teatro Católica, no Campus 5.
Ministro do TST, José Luciano, ministrou conferência de abertura

 


Acompanhe
 a PUC Goiás





 


Canal 24 UHF
Canal 20 NET


 


 

(09/05/2011) -  Em setembro do ano passado, cruzei com um estudante pelos corredores, um “menino”, como costumo me referir aos meus alunos, e ele indagou:

- Professora, eu posso ser seu monitor?

Para não decepcioná-lo, respondi apressadamente que sim, e segui o meu caminho.

Na semana seguinte, ele me interceptou novamente e disse:

- Eu sou seu monitor. Vamos organizar um Congresso de Direito do Trabalho?

E foi assim. Do desejo incontido de um aluno e da sensibilidade de uma professora que nasceu o primeiro Congresso de Direito do Trabalho da PUC Goiás. O evento que movimenta o Teatro Católica, no Câmpus 5, hoje e amanhã, 9 e 10, tem abrangência nacional e a participação de palestrantes renomados da área, como o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), José Luciano de Castilho Pereira, conferencista da abertura, o professor Alessandro Zenni, que veio do Paraná, Carlos Fuentes Puelma, do Chile, além de vários outros colaboradores. Veja mais fotos.
 


       Representantes da PUC Goiás com o ministro do TST, José Luciano de Castilho Pereira

“Sou convencida de que no momento em que nos comprometemos com alguma coisa, a Providência Divina também se põe em movimento. Todo um fluir de acontecimentos surge ao nosso favor”, destaca a professora de Direito de Trabalho, Maria Nívea Taveira, uma das protagonistas do diálogo acima. “Como docente, hoje vivo um momento de realização total”, não economiza ela.

Sentimento, aliás, mais do que visível no semblante do outro personagem desta história mais do que real, o estudante do 9º período do curso de Direito da PUC Goiás, Gustavo Afonso de Oliveira. “Organizar este congresso me fez aprender ainda mais. Desde que a professora Taveira acatou a ideia, nos reunimos com desembargadores, assessores de palestrantes e várias outras pessoas para viabilizar o projeto”, detalha.

E o entusiasmo pela concretização de um sonho nunca fica restrita apenas aos idealizadores da proposta. Um auditório lotado de alunos, durante a abertura do evento, provou que a demanda deste congresso, que tem como tema “O Direito do Trabalho e a Dignidade Humana do Trabalhador”, era mais do que necessária. “A excelência é uma das marcas da PUC. Por isso, a importância desta iniciativa, que promove a atualização e reciclagem de alunos e profissionais de Direito, e o intercâmbio de conhecimentos”, acrescenta Maria Nívea Taveira.


O reitor da PUC, Wolmir Amado, também ressaltou a relevância do tema. “Vivemos hoje um paradoxo no mundo do trabalho. Ao mesmo tempo em que convivemos com a tecnologia avançada e com novas possibilidades de trabalho, não exclusivamente presenciais, ainda testemunhamos o trabalho escravo na nossa sociedade”. “A reflexão do tema é mais do que pertinente”, pontuou o reitor, que ainda aproveitou a oportunidade para convidar todos os presentes para três importantes eventos da PUC que ocorrem nos próximos dias: A Semana de Cultura e Cidadania, entre os dias 23 e 25 de maio; o Encontro Nacional das Universidades da Terceira Idade (Unati’s) e a reinauguração do Memorial João Paulo II, no Câmpus 2, em junho.

 


Fotos: Wagmar Alves

 

-Mais notícias da PUC Goiás

 

DICOM - Divisão de Comunicação Social e Marketing
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Praça Universitária, esquina com 1ª Avenida – Setor Universitário, nº 1440, Goiânia–GO, Brasil, CEP: 74605-010, Telefone: (62) 3946-1010