Universidade
Formandos de Enfermagem
inovam em aula da saudade

(27/06/2008) - Os formandos do primeiro semestre deste ano do Curso de Enfermagem da Universidade Católica de Goiás acataram a sugestão do cerimonialista Antonio Miranda, coordenador da Assessoria de Cerimonial e Eventos da UCG, e inovaram na realização da Aula da Saudade, na própria instituição, com resultado considerado altamente positivo, por democratizar a participação de todos os concluintes e de seus professores. O encontro aconteceu das 19h às 22h da última quarta-feira, dia 25, no auditório da Área 4 da Católica.

A preocupação foi no sentido de não excluir nenhum formando dessa atividade, pois quando promovida por empresas de eventos somente aqueles que pagam é que têm direito à confraternização, o que reduz a presença, tanto de alunos como de professores. Agora, promovida pelo próprio Departamento de Enfermagem da UCG, eles não tiveram custos e a presença foi considerada excelente, o que tornou esse momento de congraçamento mais participativo e alegre.

Alegria contagiante
A professora Rosângela Montefusco, diretora do Departamento de Enfermagem da UCG, iniciou o evento dizendo que aguardava a chegada de alguns professores para a aula, criando suspense e expectativa entre os formandos, que não acreditavam que os docentes compareceriam àquela Aula de despedida. De repente, quando ela convidou todos os professores para entrarem no auditório, o que fizeram embalados com a música “Balão Mágico”, o clima se tornou mais festivo e contagiante, motivando a todos os presentes a também entrarem no ritmo da comemoração.

“Foi um evento muito divertido”, comentaram as professoras Maria Aparecida da Silva, coordenadora do Curso de Enfermagem, e Isolina de Lourdes Rios Assis, que participaram o tempo todo no palco, juntamente com outros professores do Departamento. Houve uma gincana institucional entre os 70 formandos que participaram do evento, com muita música, performance e alegria, sendo, no final, servido um delicioso bolo com champagne, patrocinado pela Congregação do Departamento.

Institucionaliação
O sucesso da iniciativa estimulou a direção do Departamento de Enfermagem a pensar em institucionalizar a realização da Aula da Saudade em espaços da própria Universidade e, assim, poder chamar essa atividade de confraternização entre os corpos discente e docente da instituição, como ressalta a diretora Rosângela Montefusco. Ela já vai levar a sugestão para os formandos dos outros dois cursos do Departamento – de Fisioterapia e de Nutrição.