CURSO DE DESIGN UCG - Departamento de Artes e Arquitetura

 DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA - ESCOLA EDGAR A. GRAEFF

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

Design é  a atividade profissional que envolve todo o processo de criação e desenvolvimento de produtos com o fim de atender as necessidades da população em função de uma vida melhor e mais prazerosa. Esses produtos são extremamente variados, em tamanho, função, utilidade, estilo, material, complexidade, quantidade e amplitude. De objetos pequenos como caneta, espremedor de laranja, telefone, até objetos grandes como veículos, aviões, são produtos de design. O campo profissional que cria esses objetos com todo cuidado e carinho é chamado de design de produto, design industrial ou desenho industrial, Mas, design abrange ainda outras duas grandes áreas específicas que são design de comunicação e design de interiores.

AMPLITUDE DO DESIGN

Design tem como base perceptiva a teoria e a prática das artes visuais, as quais são aplicadas diretamente em produtos manufaturados e industriais. Seus conteúdos estendem-se para dentro do âmbito da engenharia e de outras áreas. Portanto, a grande amplitude de Design inclui, por exemplo, ilustração aplicada à publicidade, artes fotográfica e cinematográfica aplicadas, artes plásticas aplicadas á paisagem urbana, objetos decorativos, objetos utilitários, brinquedos, vestuários, jóias, painéis artísticos, cenários teatrais, produtos gráficos, embalagens, vestuários, mobiliários, decoração de interiores residenciais, interiores comerciais, stands de exposição, esculturas paisagísticas urbanas, mobiliários urbanos, sistemas de sinalização e outros. Assim o curso envolverá estudos teóricos e práticos da criação e do desenvolvimento de uma ampla diversidade de especialidades e produtos diretamente vinculados ao comércio, à indústria, aos serviços e aos eventos culturais.

DESIGN DE PRODUTO
(Desenho Industrial)

As atividades do Design de Produto abrangem a criação, aperfeiçoamento, desenvolvimento e pesquisa de uma grande variedade de produtos, desde pequenos objetos até veículos de grande porte. Quase todos os tipos de objetos utilitários que temos ao nosso redor são produtos do design.

Para quem tem interesse e vocação para essa área, é bom saber que o design exige primeiramente alguns requisitos como o domínio de desenho, a noção espacial, a criatividade e o senso estético. O design é basicamente a criação de produtos que consigam atender as necessidades e exigências das pessoas que os vendem, e principalmente que os usam. portanto, o design é uma questão que exige estudos, pesquisas e investigações mais aprofundados. Até uma simples caneta Bic, com uma forma aparentemente simples, é um produto de design feito com cuidado, baseado em estudos num processo que envolve uma série de fatores de contextos cultural, econômico social, tecnológico, psicológico, etc, Mesmo um veículo mais simples como a bicicleta, seu design tem implicações complexas de fatores, tais como:resistência do material, estabilidade, resistência estrutural, ergonomia, leveza, sistema mecânico, montagem, segurança, modelo estético-formal em função da idade, do seco e do poder aquisitivo, suas características em função do tipo de solo e uso, e muitos outros.

         DESIGN DE COMUNICAÇÃO 
(Programação Visual,Multimídia)

O design de comunicação, com o acesso pleno à tecnologia avançada, tanto da informática como da impressão gráfica, abrange produtos e serviços extremamente variados, tais como: cartaz, embalagem, livro, programa de identidade visual, sistema de sinalização, computação gráfica, animação, homepage, comunicação interativa que envolve o som e imagem, e muitos outros.

Nessa área, no mercado atual ocorrem dois fenômenos não só a nível regional, mas nacional. o primeiro: principalmente na comunicação visual, uma boa parte de trabalhos são desenvolvidos por arquitetos "polivalentes" ou os chamados "arquitetos-programadores visuais", e a outra parte por publicitários que, muitas vezes apresentam deficiências por não ter formação completa de designer. Raros trabalhos são realizados por designers gráficos ( de formação profissional universitária) propriamente ditos. O segundo fenômeno é a poluição visual generalizada de imagens de baixa qualidade nas cidades, seja dentro das edificações seja nas fachadas e nas ruas. Logomarcas e cartazes de baixo padrão estético, feitos por pessoas  sem preparo, estão por toda a parte. Portanto, o nosso curso tem objetivo de formar designers de comunicação verdadeiramente eficientes para atender   demanda das empresas, e contribuindo para  a elevação do senso popular pela qualidade estética mais elevada e diminuir o índice de poluição visual.

O rápido avanço da tecnologia da informática e a programação visual cada vez mais solicitada para aplicação na comunicação demanda profissionais mais eficientes para criar produtos de alta qualidade. O melhor exemplo é o aumento acelerado dos usuários da Internet, através da qual empresas, instituições e indivíduos, cada vez mais, necessitam de websites que exigem do design para obter uma alta qualidade visual. O outro exemplo o uso cada vez maior de apresentação visual via comunicação interativa avançada rapidamente e é cada vez mais popularizada. E o design precisa de acompanhar de perto.

DESIGN DE INTERIORES

O curso de Design de interiores visará formar designers que atuarão não só  em simples decoração de casas e lojas, mas no verdadeiro projeto com eficiência técnica, ergonômica e estética em busca de ótima solução ambiental. Para quem pretende trabalhar nessa área e ser um profissional mais completo, além de faze esse curso poderá recorrer ao conjunto de disciplinas específicas de design de produto, por exemplo, para aprender a desenvolver projetos de mobiliários e outros objetos.
 

  

 Copyright © 2008 UCG - Universidade Católica de Goiás - Brasil

agenda

eventos

núcleos

laboratórios

download

curso

currículo

equipe

departamento

t. i.

links

logos



Busca UCG
Busca internet